Residencial 3ª Idade

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

Objetivos da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas

Os objetivos da ERPI são:

  1. Atender e acolher pessoas idosas ou outras, de forma permanente, cuja situação social, psicológica, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitual de vida.
  2. Assegurar a prestação de cuidados adequados à satisfação das necessidades, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência.
  3. Proporcionar aos idosos novas experiências que lhe permitam uma valorização pessoal e social.
  4. Fomentar a integração social dos (as) idosos (as).
  5. Assegurar o bem-estar físico e espiritual dos (as) clientes.
  6. Proporcionar alojamento, alimentação, assistência religiosa, ajuda psicológica e ocupação organizada e acompanhada dos tempos livres.
  7. Fomentar um envelhecimento ativo.
  8. Promover os direitos e os deveres dos (as) clientes.
  9. Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação inter-familiar.
  10. Encaminhar e acompanhar as pessoas idosas para soluções adequadas à sua situação.

Serviços Prestados e Atividades Desenvolvidas

1- Para a prossecução dos seus objetivos, a Casa do Povo Cerdeira e Moura da Serra, assegura a prestação dos seguintes serviços aos/às clientes:

  1. Alojamento;
  2. Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  3. Refeições adequadas às necessidades dos clientes, respeitando as prescrições médicas;
  4. Tratamento de roupas pessoais e de cama;
  5. Arrumação e limpeza dos espaços;
  6. Cuidados médicos e de enfermagem;
  7. Administração de fármacos, quando prescritos;
  8. Atividades de animação sociocultural, recreativa e ocupacional, que favoreçam o desenvolvimento pessoal e que contrariem os efeitos dos défices de mobilidade;
  9. Disponibilização de informação facilitadora de acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades.

2- A Casa do Povo Cerdeira e Moura da Serra realiza ainda as seguintes atividades que são disponibilizadas mediante pagamento:

  1. a) O acompanhamento dos (as) clientes em viaturas da instituição aos Hospitais e Centros de Saúde, bem como a consultas e exames auxiliares de diagnóstico. As despesas em taxas moderadoras e exames de diagnóstico são da responsabilidade do(a) cliente ou seu/sua representante legal;
  2. b) Apoio social e psicológico.
  3. c) Cuidados de imagem.
  4. d) Fisioterapia.

Horário da Visita:

10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Horário de Funcionamento:

24 horas

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